Você conhece os alimentos funcionais?

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O que são alimentos funcionais?
Hipócrates, pai da medicina moderna, sabia muito bem o papel de uma boa alimentação na saúde, proclamando 24 séculos atrás: “Deixe o alimento ser teu remédio”. Nos últimos anos, os consumidores começaram a olhar para alimentação não só como uma fonte de energia, mas também como benefícios para a saúde.

O desenvolvimento e utilização de uma “alimentação funcional” é relativamente recente e é a principal tendência da indústria de alimentos, de acordo com especialistas em nutrição. Os alimentos funcionais não têm uma definição internacionalmente reconhecida, mas podem ser definidos como alimentos que trazem benefícios para a saúde além da nutrição básica.

Um alimento funcional pode conter um ingrediente adicional que torna a comida tradicional em funcional,  por exemplo: bactérias probióticas adicionadas ao iogurte tradicional. No entanto, um alimento pode ser, por exemplo, também naturalmente funcional: aveia – que contém beta-glucana – que tem sido comprovada na redução dos níveis de colesterol.

Exemplos de alimentos funcionais
Os alimentos funcionais podem ser divididos em categorias, por exemplo, de acordo com o seu benefício para a saúde: intestino, osso, coração e saúde do sistema imunológico.

Saúde Intestinal: Laticínios dominam a área de alimentos funcionais para a saúde do intestino. Produtos para a saúde intestinal comum incluem bebidas à base leite fermentado e iogurtes. Os ingredientes para a saúde do intestino mais comuns incluem probióticos, prebióticos e simbióticos.

Os probióticos são bactérias benéficas que ajudam a manter o equilíbrio das bactérias benéficas e prejudiciais no intestino enquanto que os prebióticos são um alimento natural para as bactérias probióticas apoiando assim o seu crescimento. Um produto simbiótico contém um probiótico e um ingrediente prebiótico.

Saúde óssea: A maioria dos alimentos funcionais, que reivindicam um benefício para a saúde óssea é fortificado com cálcio. Exemplos incluem iogurtes, leite e suco de laranja enriquecidos com cálcio. Às vezes, a vitamina D também é adicionada a estes produtos, pois é essencial para a absorção de cálcio.

Saúde do coração: produtos para a saúde do coração têm foco na redução dos fatores de risco para doenças cardiovascular, incluindo os níveis elevados de colesterol no sangue e hipertensão. Os ingredientes mais comuns usados em produtos para a saúde do coração incluem soja, ômega-3 ácidos graxos e fitoestanóis e fitoesteróis.
Todos estes têm demonstrado que têm a capacidade de redução do colesterol. Exemplos de alimentos de saúde do coração incluem margarinas com esteróis e estanóis vegetais, ácidos graxos, ômega-3, ovos e cereais enriquecidos com soja.

Saúde do sistema imunológico: Os alimentos funcionais que pretendem melhorar o sistema imunológico têm sido principalmente enriquecidos com vitaminas ou que contenham culturas probióticas. Alguns probióticos têm a capacidade de estimular o sistema imunológico e as vitaminas antioxidantes A, C e E, pode aumentar a resistência do organismo à infeção.
Exemplos de alimentos que podem impulsionar o seu sistema imunológico incluem leite e iogurte probiótico probióticas.

Bom apetite e boa saúde!

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