Você conhece a Auriculoterapia

-

Auriculoterapia é uma modalidade de tratamento onde um órgão específico ou o problema de saúde podem ser tratados por aplicação na parte correlacionada no ouvido externo.

O ponto da orelha está localizado de acordo com um mapa somatotópico, onde cada parte da aurícula, ou ouvido externo, corresponde a uma parte do corpo. O mapa mais popular somatotópico é a imagem “feto invertido”, onde os órgãos correspondem à imagem sobreposta de uma pessoa de cabeça para baixo. No entanto, existem pelo menos quatro outros mapas para localizar e tratar doenças do corpo. Os profissionais podem usar o mapa somatotópico para corrigir os desequilíbrios ou doenças em quase qualquer parte do corpo, incluindo as condições de saúde crônicas e doenças.

Auriculoterapia é técnica da MTC resgatada pelo médico francês Dr. Paul Nogier na década de 1950, um praticante leigo francês que tratou ciática cauterizando uma área da orelha.
O sucesso do Dr. Nogier com este tratamento levou a investigar a inserção de acupuntura agulhas na orelha como um tratamento para a dor. Os proponentes acreditam que Auriculoterapia funciona porque há muitas das terminações nervosas na orelha para ligar peças hormonais do cérebro e os órgãos dentro do corpo.

Auriculoterapia é mais popularmente usada para o tratamento de abuso de substâncias e dor crônica. Alguns hospitais oferecem o tratamento em casos de dor pós-operatória e alguns centros de desintoxicação a utilizam para o tratamento da dependência de drogas.

Os proponentes alegam que a auriculoterapia pode e deve ser usada para manter a saúde e promover a recuperação de quase qualquer condição.

Usos da auriculoterapia com base na tradição ou teoria incluem vício, distúrbios renais, analgesia, dor crônica, pressão arterial elevada, inflamação, distúrbios musculoesqueléticos, dor, relaxamento, ciática, estresse e inchaço. Existem afirmações que, devido à grande variedade de funções de ponto e locais na orelha, o tratamento pode ajudar ao lado de tratamentos convencionais de quase todas as condições.

Embora sejam poucas as pesquisas científicas, o universo acadêmico já manisfeta interesse da técnica milenar da acupuntura na orelha, como por exemplo em:

O ITIO forma terapeutas auriculares em três etapas:
1 – Curso de Auriculoterapia Básico

2 – Curso de Auriculoterapia Avançado
3 – Curso de Auriculoterapia – Prática Clínica Ambulatorial

Confira a programação da escola no site oficial e participe!

 

 

 

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *