Vestibular? É hora de preparar o corpo e mente para isso.

 

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A época dos exames finais e dos vestibulares se aproxima.
Da mesma forma que você se prepara para obter aprovação nesses exames, deve também preparar seu corpo e sua mente para suportar o estresse que esses eventos geram.

Pensando nisso, há uma série de técnicas de relaxamento que podem ajuda-lo a gerenciar, desde já, o estresse e também melhorar a sua concentração, produtividade e bem-estar geral.

Se precisar de ajuda, pergunte a um terapeuta ou conselheiro.
Ele pode oferecer instruções mais detalhadas e treinamento para auxiliá-lo a aperfeiçoar as técnicas.

PARA COMEÇAR

  • Encontre um lugar tranquilo e relaxante, onde você possa ficar sozinho por 10-20 minutos para praticar estes exercícios.
    As técnicas funcionam melhor se não houver distrações.
  • Pratique uma ou duas vezes por dia.
  • Fique com a técnica que melhor se adapte para você.
    Nem toda técnica funciona igual para todas as pessoas.
  • Continue tentando. Não se preocupe se não notar uma grande mudança imediatamente.
    Você precisará praticar durante algumas semanas antes de começar a sentir os benefícios.
  • Tente uma ou mais das técnicas descritas a seguir.

Relaxamento Muscular Progressivo

Esta técnica pode auxiliar a relaxar os principais grupos musculares do seu corpo. E, é fácil de fazer.

  1. Use roupas folgadas e confortáveis.
    Sente-se na sua cadeira favorita ou deite-se em um lugar plano.
  2. Comece com os músculos faciais. Franzir a testa por 5-10 segundos e depois relaxe todos os músculos.
  3. Trabalhe os outros músculos faciais, franzindo seu rosto para cima ou alternando a altura das suas sobrancelhas por 5-10 segundos. Você deve sentir uma diferença notável entre os músculos tensos e relaxados.
  4. Faça movimentos circulares com o maxilar.
    Em seguida, passe para outros grupos musculares – ombros, braços, peito, pernas, etc. – até que você tenha tensionado e relaxado individualmente todos os grupos musculares ao longo do seu corpo.

 

MEDITAÇÃO

Este é o processo de se concentrar em uma única palavra ou objeto para limpar sua mente. Como resultado, você se sentirá calmo e revigorado.

  1. Novamente, use roupas folgadas e confortáveis. Sente-se ou deite-se em uma posição relaxante.
  2. Feche os olhos e se concentre num pensamento, palavra ou objeto calmante.
  3. Você poderá achar que outros pensamentos surgem na sua mente. Não se preocupe isso é normal. Tente não pensar sobre eles. Basta manter o foco em sua imagem ou som.
  4. Se você estiver tendo problemas, tente repetir várias vezes a palavra ou som escolhidos (algumas pessoas acham que é útil para tocar música suave durante a meditação).
  5. Aos poucos, você começará a sentir-se mais e mais relaxado.

 

VISUALIZAÇÃO

Esta técnica utiliza a sua imaginação, um ótimo recurso quando se trata de reduzir o estresse.

  1. Sente-se ou deite-se em uma posição confortável.
  2. Imagine um lugar agradável, uma cena calma, como uma floresta exuberante ou praia.
    Coloque-se nessa imagem.
  3. Concentre-se na cena por certo período de tempo (qualquer intervalo de tempo com que você se sinta confortável), em seguida, retorne gradualmente ao presente.

 

A RESPIRAÇÃO PROFUNDA

Uma das maneiras mais fáceis para aliviar a tensão é a respiração profunda.

  1. Deite-se de costas com um travesseiro sob a cabeça.
    Flexione os joelhos (ou coloque um travesseiro embaixo deles) para relaxar o estômago.
  2. Coloque uma mão sobre o estômago, logo abaixo de sua caixa torácica.
  3. Lentamente, inspire pelo nariz. Você deve sentir como seu estômago estivesse subindo.
  4. Expire lentamente pela boca, esvaziando os pulmões completamente e deixando seu estômago voltar à posição normal.
  5. Repita várias vezes até se sentir calmo e relaxado. Prática diária.

Uma vez que você seja capaz de fazer isso facilmente, poderá praticar esta técnica em quase qualquer lugar, a qualquer momento.

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