Segredos para manter a vitalidade na terceira idade


O envelhecimento biológico é um acontecimento inevitável da nossa biologia.

Na medida que o tempo vai passando, nosso corpo experimenta mudanças que podem afetar drasticamente a saúde e interferir na qualidade de vida.
Saiba que o envelhecimento não retira o entusiasmo de viver bem e feliz, tudo é uma questão de encarar os acontecimentos, algumas pessoas podem sentir-se velhas aos 30 anos, outros se sentem ainda jovens e dispostos com 50 anos ou até mais!

A equipe do ITIO está com inscrições abertas para um programa que oferece muitos serviços que auxiliam no bem-estar físico, mental, social e espiritual para a terceira idade – Assista o vídeo e confira o link de inscrição no final da matéria.

Leia e compartilhe algumas dicas que colaboram para restaurar e manter a juventude em qualquer idade:

– Faça uma dieta balanceada
Uma boa nutrição é a base da boa saúde e bem-estar.
Consumir os alimentos corretos é fundamental para o seu corpo para criar a energia que necessita.
Problemas na alimentação são os principais responsáveis para o desenvolvimento de doenças e outras deficiências.

Na hora de comer, siga as regras abaixo:
1. Alimentos ricos em amido – como grãos, cereais, massas e pão integral
2. Legumes e frutas
3. Carne magra, peixe, ovos e outros alimentos ricos em proteínas
4. Diminua ao máximo o consumo de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina
5. Diminua a quantidade de sal na comida e valorize o sabor natural dos alimentos

– Faça alguma atividade física
A falta de atividade física é um fator de risco para problemas de saúde, especialmente aqueles relacionados com o coração e vasos sanguíneos.
Além de doenças cardíacas, um estilo de vida sedentário também causa sentimentos de ansiedade e depressão.
Quando envelhecemos temos que escolher um “regime fitness” que seja ideal para a idade e nível de aptidão.

– Aprenda a relaxar
Vários estudos científicos afirmam que o relaxamento é benéfico para a saúde e bem-estar.
O relaxamento é bom para o coração, reduz o risco de acidente vascular cerebral, estimula a memória, combate a depressão e pode até ajudar a melhorar a vida sexual.

– Durma o suficiente
O sono é outro grande modulador da saúde.
A falta de sono é um fator de risco para doenças cardíacas, pressão alta e diabetes, pode prejudicar sua capacidade mental, afetando negativamente a memória, concentração e raciocínio.
Também pode trazer olheiras e a aparência cansada, faz você ganhar peso e causa impacto no desejo sexual.
A maioria das pessoas se restabelece bem com 7 a 9 horas de sono por noite, porém, uma minoria fica bem com menos de 7 horas de descanso.

– Experimente coisas novas
Tenha novos passatempos e aprenda coisas novas, isto pode ajudar a manter renovado o propósito de viver.
Dica: aprenda uma língua nova, faça um curso de fotografia, realize viagens e participe de atividades da sua comunidade.

Afinal, como dizia Franz Kafka, “Os jovens são felizes por causa da capacidade de ver a beleza em todas as coisas. Quem mantém essa capacidade nunca envelhece.”

Confira a programação do ITIO para o programa “ITIO IDOSO – ATIVIDADES DE REABILITAÇÃO PARA O IDOSO

Confira o texto: A doença de Alzheimer, publicação de Maria Rita Hurpia da Rocha, integrante do grupo de profissionais do ITIO.

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