Saiba usar a música e outros sons em seu benefício

sleep

 

Vamos falar sobre o uso de música e sons suaves para ajudar a controlar o estresse, a técnica pode ser utilizada em qualquer momento para relaxar.

Estudos afirmam que o uso da música e seus efeitos de cura já são utilizadas há séculos. Os antigos gregos usavam sons como uma terapia de cura e muitos pesquisadores hoje estão usando-a para tudo, de câncer a transtorno de déficit de atenção.

Benefícios da Música

A pesquisa mostrou que as ondas cerebrais respondem ao ritmo da música.
Um ritmo alegre pode trazer um estado mais alerta e ajudar na concentração, enquanto sons mais suaves e lentos contribuem para um estado calmo e meditativo. Os efeitos da música podem durar além do tempo de escuta e pode ajudar o cérebro a trocar as marchas mais prontamente quando necessário.

Junto com as mudanças nas ondas cerebrais vêm as alterações no sistema nervoso autônomo, que regula a respiração e os batimentos cardíacos.

Música calma pode retardar a respiração, frequência cardíaca e levar a redução do nível de cortisol – hormônio do estresse – e recompor o bom estado de saúde, ajudando o estímulo ao relaxamento.

A música pode contribuir para o controle da depressão, da ansiedade, ajudar a aumentar o otimismo e criatividade.

Estudos têm demonstrado que a música pode ajudar a aumentar a imunidade, reduzir a pressão arterial e aliviar a tensão muscular. Todos estes benefícios podem conduzir a um nível mais elevado de bem-estar.

Incorporando música na sua vida

Enquanto musico terapeutas podem trabalhar com indivíduos para lidar com preocupações específicas, você pode incorporar a música na sua vida em seu próprio país e desfrutar de muitos dos benefícios. A seguir estão algumas sugestões:

Use a tecnologia:
MP3 players permitem que você personalize suas escolhas musicais e ouvi-los através de fones de ouvido. Essa experiência ajuda a bloquear as distrações e permitir a concentração e a meditação. Fones de ouvido também podem ser úteis se você estiver com dificuldade de audição.

Alteração de humor:
Crie uma seleção de músicas alegres, com letras felizes e que faça lembrar bons momentos.

Como antiestresse:
Se você está tendo alguns momentos de estresse, sentimento apressado ou frenético – dedique alguns instantes para ouvir alguma música calma e relaxante. Este pode ser a voz calma de um cantor, sonatas de piano clássico, música de harpa ou hinos espirituais. Feche os olhos e se deixe levar pela música.

Seu cérebro e corpo irão responder na mesma moeda e trazer um estado mais calmo.

Exercite-se:
Todos nós precisamos nos exercitar regularmente, diariamente, se possível. Música com uma batida feliz pode ser estímulo real para que você cumpra essa rotina de exercícios. A reprodução de música durante os exercícios pode ajuda-lo a balançar o braço um pouco mais fácil, ou dar passo um pouco maior ou colocar um pouco mais de entusiasmo nos exercícios. Você provavelmente vai ter um sorriso em seu rosto quando você tiver terminado acabado.

Seja Sociável:
Compartilhar música é uma ótima maneira para estar junto dos amigos.
Cantorias, karaokê, concertos, bailes e afins unem as pessoas em torno de um tema comum e muitas vezes para relembrar os velhos tempos.

Durma bem:
Se você tiver problemas para dormir, a música pode ajudar.
Em vez de assistir ao noticiário tarde da noite antes de ir dormir, tente ouvir uma música relaxante. Você também pode tentar acalmar com CDs com sons da natureza, como pássaros, a água e os sons da floresta.

Algumas pessoas também consideram o “ruído branco” – tipo de ruído produzido pela combinação simultânea de sons de todas as frequências – útil para pegar no sono. Você pode comprar máquinas de “ruído” que tem inúmeras opções.

Ficou interessado?
Confira o vídeo abaixo:

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *