Saiba como as emoções estão relacionadas aos sistemas e sintomas corporais

Neigong-ZhongYi

 

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) as emoções e a saúde física estão intimamente ligadas.

Tristeza, tensão nervosa e raiva, preocupação, medo, e excesso de trabalho são cada qual associados a um determinado órgão do corpo.

Por exemplo, irritabilidade e raiva inadequada podem afetar o fígado e resultar em cólica menstrual, dor de cabeça, vermelhidão no rosto e nos olhos, tonturas e boca seca.

Um diagnóstico na MTC é altamente individualizado. Uma vez que um sistema do órgão é identificado, os sintomas únicos do paciente determinam a abordagem de tratamento do praticante.

Utilizando o fígado como exemplo, a distensão da mama, cólicas menstruais e irritabilidade durante a menstruação são tratados com certas ervas e pontos de acupuntura.

Dores de cabeça, tonturas e raiva com vermelhidão da face produzem um tipo diferente de padrão do fígado e é tratada de um modo diferente.

O que o fígado faz tem a ver com a enxaqueca?

Sistemas de órgãos no sentido tradicional asiático podem incluir a função fisiológica médico-ocidental, mas também é parte de um sistema global do corpo.

O fígado, por exemplo, assegura que a energia e o fluxo sanguíneo fluam sem problemas por todo o corpo. Também regula a secreção de bile, armazena sangue e está conectado com os tendões, unhas e olhos.

Ao compreender essas conexões, podemos ver como uma doença ocular, como conjuntivite, pode ser devido a um desequilíbrio no fígado, ou o excesso de fluxo menstrual pode ser devido a uma disfunção na capacidade de armazenamento de sangue do fígado.

Além de emoções, outros fatores, como dieta, ambientais, estilo de vida e hereditários também contribuem para o desenvolvimento de desequilíbrios.

Baço

Emoções: preocupação, habitação ou concentrando-se muito sobre um determinado tema, o trabalho mental excessivo.

Função do baço: digestão dos alimentos e absorção de nutrientes.

Ajuda na formação de sangue e de energia. Mantém o sangue nos vasos sanguíneos. Conectado com músculos, boca e lábios. Envolvido em pensar, estudar e memória.

Os sintomas de desequilíbrio: Baço cansado, perda de apetite, descarga de muco, má digestão, distensão abdominal, fezes moles ou diarreia. Músculos fracos, lábios pálidos. Hematomas, o excesso de fluxo de sangue menstrual e outros distúrbios hemorrágicos.

Pulmão

Emoções: dor, tristeza, individualismo.

Função pulmonar: Respiração. Formas de energia a partir do ar e ajuda a distribuir por todo o corpo.

Funciona como o rim para regular o metabolismo da água. Importante no sistema imunológico, resistência a vírus e bactérias.
Disciplina glândulas sudoríparas e os pelos do corpo e fornece a umidade da pele.

Os sintomas de desequilíbrio Pulmonar: falta de ar e respiração superficial, sudorese, cansaço, tosse, gripe frequente, frio e alergias, asma e outras doenças pulmonares. A pele seca. Depressão e choro.

Fígado

Emoções: raiva, ressentimento, frustração, irritabilidade, amargura, “perder a cabeça”.

Função hepática: Envolvido no fluxo de energia e sangue por todo o corpo. Regula a secreção de bile, armazena sangue e está conectado com os tendões, unhas e olhos.

Os sintomas de desequilíbrio do fígado: distensão da mama, tendinite, cólica menstrual, dor de cabeça, irritabilidade, raiva inadequada, tonturas, olhos vermelhos e outras doenças oculares.

Coração

Emoções: Falta de entusiasmo e vitalidade, inquietação mental, depressão, insônia e desespero.

Função cardíaca: Regula o coração e os vasos sanguíneos. Responsável pelo pulso. Influencia na vitalidade e espírito. Conectado com a língua, pele e artérias.

Os sintomas de desequilíbrio do coração: Insônia, palpitações e batimento cardíaco irregular, sonhos excessivos, falta de memória de longo prazo, distúrbios psicológicos.

Rins

Emoções: medos, força de vontade fraca, insegurança, distanciamento, isolamento.

Função renal: órgão chave para sustentar a vida. Responsável pela reprodução, crescimento e desenvolvimento, e maturação. Envolvido com os pulmões no metabolismo da água e da respiração. Conectado com ossos, dentes, orelhas e cabelo

Os sintomas de desequilíbrio do rim: micção frequente, incontinência urinária, sudorese noturna, boca seca, falta de memória de curto prazo, dor lombar, zumbido nos ouvidos, perda de audição e outras condições da orelha. Cabelo grisalho prematuro, perda de cabelo e osteoporose.

 

Consulte o site do ITIO para outros artigos sobre Medicina Tradicional Chinesa publicados por nossos especialistas.

 

 

Leia também...

One thought on “Saiba como as emoções estão relacionadas aos sistemas e sintomas corporais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *