Qualidade de Spa -Restaure a energia dos seus pés

Qualidade de Spa – Você sabia que um quarto dos ossos do seu corpo é muito influenciado pelos nossos pés?
Os pés são resistentes, confiáveis, podem andar quilômetros e até  de suportar o peso de nossos corpos (e o que costumamos carregar).
Mas para esse fim, eles também são o membro mais sobrecarregado e subestimado.
Muitas vezes, a única vez que eles conseguem descansar para restaurar nosso corpo é quando estamos dormindo, então, fazendo um ritual semanal ou mensal de oferecem um pouco de carinho extra, a medicina tradicional chinesa não só ajudará seus pés a sentir-se melhor como irá proporcionar alívio para o seu todo corpo.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, existem muitos meridianos que convergem nos pés, e passar um pouco de tempo com eles com acupressão, auto-massagem, óleos corporais e sais nos ajuda a sentir-se fundamentados.

Tenha um tempo livre de aproximadamente 20 minutos (ou não, se você tiver mais tempo), coloque sua seleção de músicas favorita e prepare-se para um verdadeiro descanso e presente para seus pés:

Qualidade de Spa –  Preparação

Acenda uma vela, um incenso, aromatizador – escolha um odor leve e suave, propício para relaxamento – algumas pessoas gostam do aroma de sálvia, outros preferem lavanda e outras ervas.
O “ritual” de preparar o ambiente é uma forma maravilhosa de definir o clima.

Antes de deixar seus pés molhados, remova qualquer esmalte de unha que possa ter sido utilizado, preferencialmente não utilize acetona – quanto mais natural e mais leve você preparar o seu momento, melhor!
Depois de dar aos pés um enxague, você tem a opção de polir as unhas dos pés.
Isso é útil se as unhas tendem a ter crescimentos, mas sinta-se livre para ignorar este passo, se você tiver tempo curto ou prefira um visual mais natural.

Qualidade de Spa – Mergulhe os pés por 5 a 10 minutos

Usando água quente – cuidado para não exagerar e esquentar demais a água, causando desconforto –  e seus sais de banho favoritos, coloque um molho de pé. Você pode fazer isso na sua banheira.
Ou, se você não tem um, uma grande bacia ou tacho, aqui a proposta é deixar os pés bem mergulhados e você se sinta confortável.
Os banhos com sais ajudam a aliviar os músculos doridos e cansados, de modo que adicionar estes itens é um bom e revigorante começo.
Sinta-se livre para adicionar algumas gotas de seus aromas de óleo de essenciais – como o eucalipto ou a hortelã.
Dica: essência de pimenta podem ser especialmente terapêuticos, outra indicação é um óleo como abacate, jojoba ou mesmo azeite para ajudar a pele a ficar hidratada.

Sente-se em seu lugar preferido por 5 a 10 minutos absorvendo e deixando os sais e os óleos funcionarem nos seus pés.
Estamos em tempos modernos, onde a conexão com a internet é fundamental, mas mantenha seu telefone longe por alguns instantes – esta não é a hora de responder e-mails ou verificar o que esta acontecendo nas mídias sociais – O ideal é pegar seu livro favorito, uma revista com matérias relaxantes e divertidas ou aproveite o momento para começar a colocar suas ideias no papel.
Outra ideia é usar esse tempo como uma meditação de 5 a 10 minutos .
Aqui no BLOG do ITIO você poderá encontrar várias dicas de relaxamento e meditação – boa leitura!

Qualidade de Spa- Massagem nos pés e exfoliantes

Uma vez que sua imersão começa a esfriar, escolha seus itens de massagem favoritos e disponíveis – algumas pessoas gostam de utilizar um esfregão corporal, outras já possuem itens específicos para massagem.
Se você não possui um deste materiais em mão, a dica é realizar uma esfoliação com açúcar mascavo e azeite.
Adicione ½ xícara de açúcar mascavo em uma tigela e cerca de ⅛ xícara de azeite.
Mexa até o açúcar ser revestido, adicionando mais açúcar ou óleo conforme necessário.

Leve o seu tempo aqui – gaste pelo menos um minuto por perna para retirar toda a pele morta durante o período de esfoliação, trabalhando em torno dos tornozelos, dos calcanhares, das pernas e dos pés, locais onde tende a ficar caloso e áspero.

Qualidade de Spa – Hidratação com óleo ou um banho de banho calmante

Enxague os pés com água morna e tape-o com uma toalha de algodão seca.
Em seguida, use um óleo ou um produto destinado para hidratar os pés e as pernas.
Óleos contendo árnica e adstringentes, extratos mentolados como hortelã são conhecidos por sua capacidade de acalmar e liberar músculos doloridos.

Qualidade de Spa – Reserve um minuto ou dois para acupressão.

Acupunturistas e massoterapeutas recomendam a acupressão nos pé, faça disto uma rotina – este procedimento irá ajudar a aliviar a dor lombar , podem ajudá-lo a dormir, movendo energia estagnada , sintomas de TPM e cólicas, dor de cabeça e muito mais.
Em cada uma dessas sequências de acupressão, há um ponto de pressão específico no pé que ajuda a facilitar a liberação. Converse com um profissional do ITIO, agende uma consulta em nosso ambulatório, consulte o site oficial.

Qualidade de Spa – Aplique o esmalte de unhas desejado, se houver

Se você quer aplicar uma cor ou simplesmente uma base, chegou a hora que você decido o visual ideal para você!

Qualidade de Spa – Coloque as pernas para o alto por alguns minutos

Depois de dar aos seus pés o devido carinho e atenção, sente-se ao lado de uma parede, deite-se no chão e coloque suas pernas contra a parede para que seus pés estejam no ar e suas pernas sejam perpendiculares ao seu tronco, que está relaxando no chão.
Fique nesta posição por 5 minutos com as mãos em sua barriga.
Preste atenção na respiração, com as mãos na barriga, perceba o fluxo de ar entrando e saindo calmamente.
Este é um ótimo exercício a fazer antes de ir dormir ou quando sentir que seus pés estão especialmente cansados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *