Quais são os benefícios das massagens pré-natais?


A massagem terapêutica oriental tem sido usada há séculos para melhorar a saúde em geral, reduzindo o estresse, aliviar a tensão musculares entre outras vantagens.

As massagens durante a gravidez – massagem pré-natal – recebem constantemente respostas positivas de especialistas da área de saúde em relação à sua segurança e ao seu propósito: melhorar o estilo de vida de mulheres durante a gestação e aliviar certos desconfortos que surgem durante a gravidez e a mudança do corpo feminino.

Antes de mais nada, sempre é importante considerar um aconselhamento profissional e de sua confiança; procure profissionais qualificados e instituições reconhecidas para cuidar das futuras mamães.

Massagem e Gravidez: Benefícios Da Massagem Pré-Natal

Massagem para mulheres grávidas são indicadas após a estabilização do feto, ou seja, após a décima terceira semana de gravidez, época que começam as mudanças físicas, hormonais e emocionais.

De acordo com profissionais, a massagem terapêutica pode ajudar as futuras mamães a se adaptarem às mudanças e reduzir a possibilidade de ocorrência de complicações mentais e / ou psicológicas.

Estudos indicam que a terapia de massagem realizada durante a gravidez pode reduzir a ansiedade, diminuir os sintomas de depressão, aliviar dores musculares, dores nas articulações e melhorar os resultados do trabalho de parto e da saúde do recém-nascido. A massagem terapêutica aborda diferentes necessidades através de técnicas variadas, uma das mais conhecidas é a que chamamos de massagem sueca.

A massagem sueca visa relaxar a tensão muscular e melhorar a circulação linfática e sanguínea através da pressão suave aplicada em determinados grupos musculares do corpo. A massagem sueca é o método de massagem mais recomendado durante a gravidez porque aborda muitos desconfortos comuns associados às mudanças esqueléticas e circulatórias provocadas por mudanças hormonais.

Regulação hormonal
Estudos realizados nos últimos 10 anos mostraram que os níveis hormonais associados ao relaxamento e ao estresse são significativamente alterados quando a massoterapia é introduzida no pré-natal das mulheres. Isso leva à regulação do humor e à saúde cardiovascular melhorada.

Informações de pesquisa realizada indicam que mulheres que receberam massagens semanalmente por apenas cinco semanas tiveram alterações nos hormônios, entre eles os hormônios norepinefrina e o cortisol (hormônios associados ao estresse), foram reduzidos e os níveis de dopamina e serotonina aumentaram (níveis baixos desses hormônios estão associados à depressão).

Essas mudanças nos níveis hormonais também levaram a menos complicações durante o parto e a menores casos de complicações neonatais, como o baixo peso ao nascer. A evidência sugere fortemente que há benefícios para a saúde materna e neonatal quando a massagem terapêutica é incorporada no pré-natal regular.

Redução do inchaço
O edema, ou o inchaço das articulações durante a gravidez, é frequentemente causado por circulação reduzida e pressão aumentada nos vasos sanguíneos principais pelo útero pesado. A massagem ajuda a estimular os tecidos moles para reduzir a coleta de fluidos nas articulações inchadas.
Também é uma forte aliada na remoção de resíduos de tecido transportados pelo sistema linfático do organismo.

Diminuição de dores no corpo
A dor do nervo ciático é experimentada por muitas mulheres no final da gravidez, pois o útero repousa sobre os músculos do assoalho pélvico e parte inferior das costas. A pressão do útero dilui a tensão nos músculos da parte superior e inferior, fazendo com que eles inundem e pressionem os nervos nas proximidades.

A massagem terapêutica aborda os nervos inflamados, ajudando a liberar a tensão nos músculos próximos.
Muitas mulheres experimentaram uma redução significativa na dor do nervo ciático durante a gravidez através de massagem.

Outros benefícios potenciais da massagem pré-natal:

– Relaxar a paciente ao nível físico, emocional e psicológico.
– Diminuir problemas de insônia
– Fortalecer os músculos e articulações para suportar o peso extra do bebê
– Cuidar de dores musculares e nas articulações
– Ajudar a paciente a manter uma postura adequada
– Eliminar o inchaço dos membros (mãos e pés)
– Preparar os músculos para o parto
– Pode reduzir ou eliminar náuseas e dores de cabeça

Massagem para mulheres grávidas são indicadas após a estabilização do feto, ou seja, após a décima terceira semana de gravidez, época que começam as mudanças físicas, hormonais e emocionais.

– Precauções para A massagem pré-natal
Assim como acontece com qualquer abordagem terapêutica para o bem-estar da gravidez, as mulheres devem discutir a massagem com o especialista que esta acompanhando todos os cuidados do pré-natal. A melhor maneira de abordar os riscos da massagem pré-natal é informar e trabalhar em conjunto com profissionais experientes.

– Posição do corpo durante a massagem pré-natal
Muitos profissionais consideram que a melhor posição para uma mulher grávida durante a massagem é a posição onde o corpo fica de lado.

Consulte o seu massagista antes da sua primeira consulta para verificar a posição em que colocam seus clientes durante a massagem e converse com o seu massoterapeuta sobre qual seria a posição mais agradável para você naquela sessão, durante os dias de massagem você poderá se sentir mais confortável para conhecer outras posições.
Os massoterapeutas estão conscientes de como posicioná-lo com segurança e evitar tensão nos ligamentos uterinos.
Eles também são capazes de observar sintomas de coágulos sanguíneos e varizes.

As mulheres que sofreram recentemente sangramento, contrações pré-termo ou que tenham alguma das seguintes condições devem falar com um médico antes de receber uma massagem:

– Gravidez de alto risco
– Hipertensão induzida por gravidez
– Pré-eclâmpsia
– Trabalho pré-termo anterior
– Experimentando inchaço severo, pressão arterial elevada ou dores de cabeça súbitas e severas
– Recentemente deu à luz

– A massagem pré-natal é segura durante toda a gravidez?
As mulheres podem começar a massagem terapêutica em qualquer momento da gravidez – durante o primeiro, segundo ou terceiro trimestre.

Massagem pré-natal como parte do cuidado pré-natal
Os benefícios da massagem podem melhorar a saúde pré-natal para muitas mulheres grávidas.
Se você deseja experimentar uma saúde ideal durante toda sua gravidez e esta fazendo o possível para ter uma criança saudável, considere incorporar a sua atenção a massagem pré-natal e também não esqueça de obter uma boa dieta alimentar e manter uma rotina de exercícios físicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *