Previna-se da LER – uma inimiga silenciosa!

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Lesão por esforço repetitivo (LER) é um termo geral usado para descrever a dor sentida nos músculos, nervos e tendões causada por movimentos repetitivos e uso excessivo.

É também chamada de distúrbio dos membros superiores relacionado com o trabalho ou dor não específica do membro superior.

Essa condição afeta principalmente os membros superiores do corpo, como o antebraço, cotovelo, punho, mãos, pescoço e ombros. Os sintomas podem variar, mas geralmente incluem:

  • Dor ou sensibilidade
  • Rigidez
  • Formigamento ou dormência
  • Cãibra

Se você possui algum desses sintomas e achar que pode estar relacionado com o seu trabalho, fale com o seu empregador ou representante saúde ocupacional sobre suas preocupações e maneiras que você pode modificar as tarefas para aliviar os sintomas.

Consulte o seu médico se os sintomas persistirem apesar das tentativas de alterar a forma como você trabalha.

O que faz a LER?

LER é, geralmente, associada com a realização de uma determinada atividade, por várias vezes, por um longo período de tempo. Muitas vezes ocorre em pessoas que trabalham com computadores ou realizam trabalho manual repetitivo.

Certas atividades aumentam o risco de LER, incluindo:

  • Fazendo uma atividade de alta intensidade durante um longo período de tempo sem descanso
  • Má postura ou atividades que exigem que trabalhe em uma posição desconfortável
  • Estresse
  • Temperaturas frias

Como a LER é tratada

O primeiro passo no tratamento de LER é, geralmente, para identificar e modificar a tarefa ou atividade que está provocando os sintomas. Se necessário, você pode ser levado a parar completamente de fazer a atividade.

Para aliviar os sintomas, no tratamento clássico da LER, o médico pode prescrever analgésico ou anti-inflamatório (aspirina ou ibuprofeno); terapias de calor ou frio, suporte elástico ou tala.

Você também pode ser encaminhado a fisioterapeuta para obter conselhos sobre postura e forma de reforçar ou relaxar os músculos. Algumas pessoas acham que outros tipos de terapia ajudam a aliviar os sintomas, incluindo massagem,  yoga e  osteopatia.

A LER pode ser dividida em dois tipos. O tipo I é quando a dor é o resultado de uma condição médica específica, tal como  a síndrome do túnel de carpo ou cotovelo de tenista. Tipo II é quando nenhuma causa específica pode ser encontrada e é muitas vezes referida como dor não específica do membro superior.

Prevenção de lesões por esforço repetitivo (LER)

Os empregadores têm o dever legal de impedir a LER relacionada com o trabalho e certificar-se que os sintomas de não piorarem de quem já tem a condição.

Há também coisas que você pode fazer para ajudar a reduzir o risco de LER, como a manutenção de uma boa postura no trabalho, tendo pausas regulares de tarefas longas ou repetitivas, e tentando técnicas de relaxamento, se você está estressado.

Revisando suas atividades de trabalho

Use o seguinte como um guia para rever a sua própria situação de trabalho antes de falar com o seu empregador:

Se você trabalha em um computador o dia todo, certifique-se de seu assento, teclado, mouse e tela estejam posicionados de modo a causar o mínimo de tensão para os dedos, mãos, pulsos, pescoço e costas.

Sente-se em sua mesa com uma boa postura. Ajuste sua cadeira para que seus antebraços estejam horizontais com a mesa e seus olhos são da mesma altura que a parte superior da tela do computador.

Tente fazer pausas regulares, se tiver uma tarefa repetitiva no trabalho. É melhor fazer pausas menores com mais frequência do que apenas uma longa pausa para o almoço. Você pode usar um pacote de software que te lembra a fazer pausas regulares a partir do teclado.

Fale com o seu empregador, se existe alguma coisa relacionada com o seu ambiente de trabalho que você sente que pode ser melhorada.

Reveja outros aspectos do seu estilo de vida, como seus hobbies ou os níveis de estresse em geral. A coisa mais importante é observar os fatores que estão causando ou agravando a sua LER e fazer alterações em conformidade.

 

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