Olhos – Melhore sua visão a partir da acupuntura

-
Você sabia que a acupuntura e outros tratamentos da medicina tradicional chinesa podem ajudar a melhorar a sua visão?

Próximo da região dos olhos existem 18 pontos utilizados pela acupuntura e um terapeuta pode trabalhar com mais de 400 pontos espalhados em todo o corpo para auxiliar no tratamento. Cada um destes pontos estimulam a circulação de Qi (energia) e sangue para os olhos, estimulando também os músculos e nervos que controlam os olhos.

Muitas doenças podem interferir na qualidade da visão e a região ocular também pode ajudar a identificar desequilíbrios em outras partes do organismo, como a doenças de diabetes e doenças cardiovasculares.

No tratamento pela acupuntura e na medicina chinesa, três áreas são consideradas as grandes responsáveis pela saúde dos olhos: baço/pâncreas, o figado e os rins.

O fígado é responsável pela clareza da visão, um desequilíbrio nas funções desta área pode resultar em dificuldades em controlar o foco da imagem. Outro exemplo é a queda da qualidade da visão quando existe o consumo de bebidas alcoólicas ou drogas.

Os rins cuidam de toda a hidratação do corpo e o sistema ocular depende de uma boa fonte de líquidos; nesta área podemos destacar as lágrimas e o humor aquoso – um líquido incolor que regula a pressão interna dos olhos e tem a função de nutrir a córnea e o cristalino.

O baço e o pâncreas são estruturas distintas, mas realizam energeticamente a mesma função e estão relacionados com a área da digestão, cuidando do armazenamento, transporte e administração dos líquidos internos do corpo.
Entre os líquidos orgânicos do baço/pâncreas estão a linfa, sangue, mucos gástricos, saliva, liquido raquidiano, humor aquoso e outros.
Problemas oculares que podem ser tratados com acupuntura:

– Glaucoma
– Catarata
– Síndrome do olho seco
– Degeneração macular – afeta tanto a visão de longe como a visão de perto
– Neurite óptica
– Atrofia ocular

Problemas de visão também podem causar dificuldade em manter a concentração, alguns tipos de dores de cabeça e alergias oculares.

Se você está com algum problema de visual consulte um acupunturista para identificar e isolar os locais onde os problemas visuais estão aparecendo.

Seguindo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), cada diagnóstico é criado com base em seus sintomas e o tratamento será especificamente personalizado para você.

Leia também...

3 thoughts on “Olhos – Melhore sua visão a partir da acupuntura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *