Massagem contra dores de cabeça

Compartilhe

Existem várias possibilidades alternativas contra dores de cabeça, a massagem e outros tratamentos orientais são uma boa opção.
Iniciativa da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) marcou o dia 02/06 como o “Dia Nacional de Combate à Cefaleia“.

A doença está entre as que mais incapacitam as pessoas de realizarem suas atividades diárias; no Brasil a SBCe informa que cerca de 140 milhões de habitantes sofrem de dores de cabeça frequentes.

De 3 a 5% da população mundial adulta sofre de cefaleia crônica diária.
Esta porcentagem possui dificuldades no trabalho, na vida pessoal, emocional e social por ter de convier diariamente com a dor.

Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, aproximadamente 94% dos homens e 99% das mulheres apresentam cefaleia ao longo da vida.

A Associação Internacional para o Estudo da Dor, a cefaleia atinge seu pico na população com idade entre 30 e 50 anos – “Os números são alarmantes. Quando não tratada adequadamente, existe maior risco de a cefaleia se tornar crônica, ou seja, no início o paciente experimenta poucos dias de dor, podendo até ser considerada “normal”, e, com o passar do tempo, associando a diversos fatores (como o uso excessivo de analgésicos), passa a ter dores praticamente diárias, com grande impacto no trabalho, vida social e pessoal”, afirma Alexandre Bossoni, neurologista do Instituto de Neurologia do Hospital Santa Paula.

Segundo o especialista, as cefaleias podem ser classificadas em primárias e secundárias.

Cefaleia primária: quando a própria dor de cabeça é a doença a ser tratada e não há nenhum problema estrutural, como tumores, anomalias ósseas ou anatômicas provocando a dor de cabeça.
Exemplos deste caso são as cefaleias de tensão e a enxaqueca.

As cefaleias primárias podem evoluir, transformando-se em uma cefaleia crônica diária decorrente de diversos fatores, um deles – e o mais frequente – é o uso excessivo de analgésicos orais por automedicação.

Cefaleia secundária: é quando a cefaleia é sintoma de outra doença, por exemplo: sinusite, gripes, tumores cerebrais, aneurismas, meningite.
Os principais sintomas que frequentemente indicam uma cefaleia secundária são: febre, início súbito de dores muito fortes, além de outros sintomas no corpo.
Cefaleias novas, que aparecem após os 50 anos, merecem uma avaliação especial.

Massagens contra dores de cabeça – Diferentes tipos e causas

Existem muitos tipos e causas de dores de cabeça.

Aqui estão os mais comuns:
Dores de cabeça de tensão: este tipo de dor de cabeça é causado por tensão e nós nos músculos, particularmente no pescoço, ombros e região superior das costas.
O nível de dor provocado por essa dor de cabeça é variado, muitas vezes dependendo de quão crônica é a tensão.
As pessoas podem descrever este tipo de dor de cabeça como uma “faixa apertada ao redor da cabeça”.
Pode haver muitas causas de dores de cabeça de tensão, como estresse, problemas posturais, problemas de sono e desidratação.

Enxaqueca: As enxaquecas são um tipo de dor de cabeça menos comum, mas normalmente causam mais desconforto. O paciente geralmente descobre que não pode continuar com sua rotina diária e retirar-se para descansar.
Dor de enxaqueca tende a ser unilateral, mas pode se espalhar para o rosto, pescoço e mandíbula.
Outros sintomas envolvem náuseas, vômitos, tontura, sensibilidade à luz e som, fadiga.
Uma enxaqueca dura pelo menos algumas horas, mas na maioria dos casos, prolonga-se mesmo por vários dias.
Falta de sono, desequilíbrio hormonal, dieta pouco saudável e certos medicamentos são considerados fatores contribuintes comuns.
Tratamento de dor de cabeça envolvendo massagem é particularmente eficaz para os tipos acima.

Dores de cabeça induzidas por lesão no pescoço:
Um trauma súbito no pescoço, como lesões ou esforço repetitivo, podem causar diretamente dores de cabeça.
Eles podem ocorrer imediatamente após o incidente ou bem depois.
Uma lesão no músculo ou ligamentos no pescoço provoca um acúmulo de tensão, tecido cicatricial e restringe o fluxo sanguíneo. Pontos de gatilho também podem aparecer (pontos dolorosos que remetem a dor para outras áreas), o que resultará em movimentos restritos e dor de cabeça.

Massagens como tratamento de dor de cabeça

A massagem é uma forma muito benéfica de um tratamento de dor de cabeça.
Soltar a tensão no pescoço, cabeça e ombros, alongar os músculos tensos e encurtados, bem como eliminar os pontos de gatilho, é crucial para aliviar a cefaleia.

Ao aumentar o fluxo sanguíneo, também é fornecido um aumento de oxigênio e nutrientes; a circulação melhorada encorajará a remoção de toxinas acumuladas.

Realizar sessões regulares com o seu massoterapeuta é uma forma muito eficaz para a prevenção de dores de cabeça de tensão e enxaquecas.
Saiba que manter os músculos saudáveis ​​e diminuir o estresse físico e mental ajuda a reduzir a frequência e a intensidade da dor – depois de poucas sessões de massagem você vai perceber que a massagem, assim como outros tratamentos alternativos, são uma maneira eficaz de tratamento da dor de cabeça.

No caso de lesões específicas no pescoço ou no ombro, como tensões musculares, uma massagem irá estimular uma cicatrização apropriada e a quebra do tecido cicatricial, que muitas vezes continua a causar dores de cabeça mesmo após a recuperação da lesão.
Também ajudará a identificar e melhorar quaisquer problemas de postura, evitando que a dor avance e se agrave.

Dor e alívio do estresse
A realização de sessões de massagem e de acupuntura desempenha um papel enorme na liberação de tensão e estresse, relaxando seu corpo e mente.
Deixando de lado a tensão de todo o corpo, você está enviando uma mensagem ao seu cérebro de que “tudo está bem”.

Lutar contra o estresse com tratamentos da medicina tradicional chinesa é uma ótima alternativa para quem procura tratamentos não-invasivos e na maioria dos casos é essencial para aliviar ou eliminar completamente as dores de cabeça.

Sofrer com um dia de dor de cabeça é muito desagradável e muitos buscam resolver o problema utilizando produtos farmacológicos, causando o uso excessivo de analgésicos orais e automedicação.

Após uma sessão de massagem, seu corpo vai obter uma sensação extremamente relaxante,  contribuindo para restaurar sua energia, trazer calma e seu massoterapeuta poderá inclusive identificar onde está o problema para ser tratado.

Massoterapeutas ou até um profissional de fisioterapia poderá aconselhá-lo sobre outras medidas que podem ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça.

Isso pode incluir ioga, dicas para melhorar a postura, exercícios, suplementos e dieta balanceada.
Um plano individual para massagem também pode ser criado para maximizar os benefícios deste tratamento terapêutico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *