Ioga – Poses para ficar em forma durante viagens

Compartilhe

Para muitos, receber um convite para uma viagem pode ser assustador, pois já começam a pensar nos sofrimentos e dores que ficar na mesma posição pode causar.

Se você está sentado em um ônibus ou em um avião, a viagem pode causar sérios danos ao seu corpo.

Para a maioria de nós, cuidar da nossa postura é praticamente um desespero, mas nem sempre podemos deixar de viajar devido a trabalho, férias com os familiares e até mesmo para aquela merecida temporada de férias.

Nestas ocasiões, experimentamos vários tipos de posições, procurando aquele ponto ideal para segurar pelos próximos quinze minutos, antes que a contorção comece de novo, e nos sentimentos completamente bagunçados e amassados.
Isso geralmente significa que nossos ombros começam a se inclinar para a frente enquanto nossas costas se voltam para uma estranha posição fetal sentada. É este momento que podemos indicar a ioga?

Pense na ioga como uma ótima maneira de reparar seu corpo dos danos que a posição claustrofóbica que você adota enquanto está na estrada.
O objetivo desta matéria é restaurar o corpo de volta à condição de pré-viagem, sentindo-se revigorado, relaxado e móvel.

Isso não significa que você tenha que fazer uma aula de ioga de uma hora; mas temos que admitir que reservar em sua agenda um tempo de 5 a 15 minutos para fazer alguns alongamentos estratégicos pode ser um bom começo para evitar estresse longo caminho.

Abaixo você vai encontrar 4 dicas de poses que poderá fazer em seu quarto de hotel para obter de volta um bem estar e ficar em excelente forma depois daquelas longas horas na viagem:

Ioga – Posição Gato / Vaca

Motivo: As posturas acima esticam suavemente a região lombar e traz espaço e mobilidade para a coluna.
A compressão da coluna vertebral e rigidez que ocorre quando ficamos sentados por longos períodos de tempo é agravada por qualquer dos seus ombros ou mantendo um corpo desalinhado por um longo período de tempo.

Como Fazer: Ficar apoiado no chão com a palma das mãos e joelhos com as pontas dos pés planas.
Verifique se os pulsos estão alinhados com os ombros e se os joelhos estão alinhados com os quadris.
A partir daqui, inspire e deixe cair a barriga para baixo, em direção ao chão, ao chegar ao peito e sentar-se em direção ao teto. Em seguida, expire e pressione as mãos contra o chão enquanto arqueia as costas para o céu, enquanto você abaixa a cabeça e coloca os ossos no chão. Faça um conjunto de 3-5 séries destas posicões.

Ioga – Pose de Pombo Modificado

Motivo: Essa é uma grande pose para quem esta com dores nos quadris.
Os quadris saudáveis ​​e móveis são cruciais para manter a velocidade e a agilidade no campo à medida que você vai e volta em direções diferentes.
Quando você viaja, seus quadris tendem a se contrair, não apenas pela tensão que o corpo constrói fisicamente na mesma posição por tanto tempo, mas também pelo cansaço mental que ocorre durante a viagem.

Como Fazer: Veja acima a imagem que conseguimos explicando a posição de suas mãos e joelhos; estenda a perna esquerda para trás e, em seguida, mova o pé direito para a esquerda o máximo que puder.
Em seguida, solte o joelho esquerdo para baixo, de modo que fique logo atrás do tornozelo direito.
A partir daqui, mova lentamente os quadris para trás e levemente para a direita.
Você deve se sentir bem ao longo do quadril direito e dos glúteos.
Mantenha por 30-60 segundos e mude de lado.

Ioga- Low Lunge


 

Motivo: Ficar sentado por longos períodos encurta os flexores do quadril, que são críticos para levantar o joelho em direção ao peito. Isso acontece o tempo todo em partidas de futebol, quer você esteja correndo ou chutando a bola.
Flexores de quadril apertados também podem aumentar o risco de sobrecarregar os tendões.
Como os jogadores de futebol já tendem a ter flexores de quadril relativamente apertados, a tensão extra de horas na estrada pode ser mitigada com um simples alongamento quando você chegar ao seu destino.

Como Fazer: De pé, jogue as mãos no chão e, lentamente, pise o pé esquerdo para trás, deixando cair o joelho no chão. Certifique-se de que o joelho direito está acima do tornozelo e passe as mãos até o joelho direito, levantando a cabeça em direção ao teto.
Acrescente a posição indicada na imagem 2 (veja acima) – primeiro passando o pé direito para a direita (apenas um ou dois passos) e, em seguida, colocando as mãos no chão e, lentamente, caminhando em um ângulo à direita. Isso lhe dará um alongamento adicional em sua região lombar, bem como aprofundar suavemente a postura.
Mantenha a posição por 30-60 segundos, depois mude de lado.

Ioga – Pernas para cima da parede


Motivo:
 Esta é uma postura muito boa para se fazer na estrada, pois alivia suavemente a dor lombar, assim como qualquer cãibra, inchaço ou fadiga que possa ocorrer após um longo vôo ou uma viagem de ônibus.
Se você está se sentindo duro ou cansado, esta é a pose ideal para você.
Esta é realmente a favorita de muitos dos meus atletas.
Dica: Esta também é uma ótima pose de “hora de dormir” para fazer antes de adormecer.

Como Fazer: Suba o mais próximo possível de uma parede e vire as pernas para cima, de modo que elas fiquem estendidas e apoie-as contra a parede.
Se você estiver um pouco apertado, pode dobrar os joelhos ou afastar-se um pouco da parede.
Mantenha por 5-10 minutos.
Se suas pernas começarem a doer, apenas saia da postura mais cedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *