Ensinando benefícios da meditação para crianças

children-meditation

 

Pensando em ensinar o seu filho a meditar?

É interessante, antes de tudo, notar que a mente de uma criança está, muitas vezes, num estado de “devaneio”.

Estudos têm demonstrado que as ondas cerebrais das crianças operam dentro do estado ‘Alpha‘ mais frequentemente do que a maioria dos adultos.

Isso é muito interessante e é fácil de perceber pois os mais jovens são geralmente muito criativos, absorvendo coisas novas ao seu redor e muito impressionáveis. Assim, a meditação pode ser muito mais fácil para as crianças do que para nós adultos.

Os benefícios…

Meditação é o ato de se concentrar em um pensamento, ou em algo, e ingressar num estado relaxado; isso é realmente uma coisa muito positiva para qualquer criança aprender e praticar.

Principalmente para as crianças que são inquietas ou especialmente hiperativas. Aprender a meditar ou simplesmente ouvir um programa de áudio meditação, em uma base regular, pode realmente ajudá-los em diferentes níveis:

  1. Promove melhor controle sobre o pensamento e ação
  2. Ajuda para uma boa noite de sono, por ser usado para “acalmar a mente”
  3. Contribui para o controle emocional, especialmente em situações de estresse
  4. Ajuda a ter a abordagem certa para aprender melhor coisas novas
  5. Garante uma mente saudável, corpo saudável e bem-estar geral
  6. Realmente esta lista pode continuar para sempre, pois há tantos benefícios diferentes…

Imaginação na meditação e a criança

As crianças são, obviamente, muito imaginativas. Suas jovens mentes são capazes de evocar ideias de forma que a maioria dos adultos simplesmente não consegue fazer.

A utilização conjunta com a prática da meditação pode funcionar de duas formas completamente diferentes:

  1. Ajudando como ‘chave’ de uma imaginação excessivamente ativa ou pensamento excessivo (mente-conturbada).

Especialmente se a imaginação do seu filho está causando problemas com a aprendizagem, problemas de comportamento, etc., a meditação pode realmente ajudá-los no controle mais ativo dos pensamentos.

O simples ato de meditar diariamente vai ensina-los a direcionar sua imaginação e pensamentos para uma direção mais positiva trazendo enormes benefícios.

  1. Usando a sua imaginação durante uma meditação guiada proposital para ajudar a fazer mudanças positivas.

Crianças têm uma maneira de mergulhar em uma história e aplicar o que experimentaram de forma que é exclusiva para elas. Sua imaginação é capaz de coloca-las como um personagem, ou observador, numa história e realmente tornarem-se parte dela.

Esta característica é especialmente útil se quiser usar a meditação como forma de ajudá-los a lidar com determinadas situações ou para ajudá-las na resolução de um problema.

Usando uma história metafórica durante uma meditação guiada, você pode realmente ajudar a introduzir as crianças em novas ideias ou formas de pensar sobre algo, fazendo o que você quer alcançar como parte da história.

Por exemplo, você pode ajudá-las com um problema de confiança através da incorporação de uma história sobre um super-herói que superou um problema para encontrar uma solução especial.

Através de sua imaginação e capacidade de absorver coisas novas, as crianças colocarão essa informação em prática quando forem guiados através da meditação.

Os adultos podem fazer o mesmo também, obviamente, mas as crianças estão especialmente mais abertas a usar sua imaginação do que nós.

Algumas maneiras de apresentar o seu filho para meditação

 

Em sua história antes de dormir

Efetivamente uma história antes de dormir é muito semelhante a uma meditação guiada.

Ela ajuda as crianças a desligar pensamentos excessivos, tornam-se imerso na história, e alcançam um estado de relaxamento ideal para dormir.

Qualquer pai pode incorporar algumas técnicas de meditação guiada em sua rotina noturna, como histórias de ninar, para ajudar a introduzi-los à meditação , se desejar.

Iniciar/direcionar a história com algumas instruções simples, como: “Agora é só começar a se sentir agradável, calmo e relaxado” ou “Com o que você ouviu, agora você pode começar a desligar os outros sons e ouvir-me agora” etc … – então continuar com a história.

Isso ensina a criança a aprender a “desligar” e tentar se concentrar em alguma coisa. Ele também ajuda a se acostumar com o processo de meditação .

 

Incorporando o uso de áudio meditação guiada

Existem muitos programas de meditação disponível na web – e o uso destes para o seu filho é uma maneira muito fácil de apresentá-los  à pratica da meditação .

É realmente muito simples – basta iniciá-los na rotina antes de dormir ou criar momentos de silêncio durante o dia ao se deitar e ouvir as gravações através de um aparelho de som .

Todas essas técnicas são guiadas ou tem uma música que irá ajudá-los a desligar e começar a se acostumar a estar apenas nesse estado bom de meditação .

 

Yoga/aulas de meditação para crianças

Nos últimos tempos têm surgido inúmeros locais que as aulas de Yoga ou meditação especialmente modelada para crianças, com instrutores especializados para guiá-las através do processo.

Esta é uma ótima ocasião para levar seu filho junto, para fazer novos amigos. Eles irão aprender coisas novas: como exercícios respiratórios, técnicas de plena consciência e como se concentrar em uma coisa de cada vez, etc.

Dessa forma, a meditação também pode assumir contornos de aprendizagem ou de educação.

Veja outros benefícios da meditação no blog do ITIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *