Conheça a Medicina Tradicional Chinesa

 

fito

Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema de cuidados primários de saúde, que inclui acupuntura, fitoterapia chinesa, massagem corretiva (Anmo Tui Na), exercício e terapia de respiração (como qigong) e conselhos de dieta e estilo de vida. No ocidente, as formas mais populares cuidados de saúde da MTC são acupuntura e fitoterapia chinesa.

Medicina Tradicional Chinesa tem uma história ininterrupta de desenvolvimento na China e outras partes da Ásia Oriental que datam de milhares de anos.

A principal característica do MTC moderna é a premissa de que a boa saúde depende da restauração e manutenção da harmonia, equilíbrio e ordem para o indivíduo.

A MTC tem uma abordagem holística para a compreensão dos processos de função e doenças normais e se concentra tanto na prevenção de doenças como o faz no tratamento.

O que é o qi e como ela afeta o corpo?

Quando saudável, uma oferta abundante de qi (pronuncia-se tchi), ou “energia vital” flui através dos meridianos do corpo (uma rede de canais invisíveis através do corpo). Se o fluxo de qi nos meridianos fica bloqueado ou se houver uma oferta insuficiente de qi, em seguida, o corpo não consegue manter a harmonia, o equilíbrio e a ordem, e a doença ou enfermidade segue.

Isso pode resultar de estresse, excesso de trabalho, má alimentação, agentes patogênicos das doenças, as condições climáticas e ambientais e outros fatores de estilo de vida e se torna evidente para praticantes da MTC através de sinais identificáveis de disfunção do corpo.

Praticantes da MTC devem observar com cuidado estes sinais de saúde e/ou disfunção, com especial atenção para não só a condição de apresentação, mas também a história médica, constituição geral do pulso e língua.

Avaliação clínica, diagnóstico e princípios de tratamento são baseados nos modelos teóricos da MTC que procura identificar padrões de sintomas subjacentes que indicam como o corpo é ou tornou-se disfuncional.

O tratamento é focado na doença subjacente, bem como em tratar os sintomas apresentados.
A decisão de gestão clínica estratégica do paciente também é influenciada pelas abordagens ocidentais contemporâneas, incluindo práticas de controle de infecção e interações conhecidas de plantas medicinais com produtos farmacêuticos e outras substâncias terapêuticas.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *