Como se preparar para a temporada de feriados sem estresse


Chegou um novo ano e depois de muita correria para preparar e acompanhar todas as festividades, várias reuniões e confraternizações, aproveitar a pausa dos estudos e descansar… mas o momento de diversão pode causa um certo estresse.

Muitos aproveitam a temporada para tirar férias, o que pode causar mais atribulações –  um caso muito frequente é o lazer deixar de ser divertido para se tornar uma espécie de obrigação, diversão desesperada, uma sensação de que precisamos aproveitar tudo rapidamente!

Para a alegria de muitos, o ano de 2018 terá 13 feriados nacionais (incluindo pontos facultativos) – desses, 10 podem ser prolongados, emendando com a folga do fim de semana. Em junho e julho teremos a temporada de Copa do Mundo na Rússia com os horários dos jogos bem significativos para ficar em casa – os jogos do Brasil estão agendados para o período da manhã.

Uma pesquisa americana recente apresenta a extensão do estresse que sentimentos em momentos de feriado:
65% dos entrevistados com  + ou – 40 anos
62% dos entrevistados com + ou – 30 anos e
61%  dos jovens entrevistados com menos de 20 anos
relataram que haviam sentido estresse durante a temporada destinada para relaxar.

Aqui estão 13 hábitos que podem dar uma vantagem para se preparar para os feriados e ajudá-lo a substituir o estresse por bons momentos:

1. Faça algo hoje para o qual seu eu futuro irá agradecer
Planeje sua viagem, programação e roteiro com antecedência.
Parece simples, mas é verdade. Não é hora de procrastinação.
O planejamento à frente não só ajuda a manter a sensação de situação no controle, como também evita futuros problemas.
Em seu projeto inclua passeio ou ações que faça que você comemore intencionalmente e atividades que sejam significantes para você e quem estiver ao seu redor.

2. A ação expressa prioridades
Passe algum tempo pensando sobre o que é mais importante para você.
Isso pode significar ficar hospedado em um local festivo, viajar para visitar a família, ficar em um lugar calmo para aprender a cozinhar ou até fazer um serviço voluntário!
Então, livre-se para dizer NÃO a qualquer coisa que interfira com essas prioridades.

3. Organize o seu tempo para que tudo seja realizado
Fique atento a uma rotina organizada diariamente e concentre-se no que precisa ser feito.
Você não quer ser sobrecarregado e superestimado; em vez disso, use o agendamento para se dar um controle sobre as coisas que você precisa para realizar – lembre-se: é o seu momento de fazer coisas que gosta!

4. Alimente bem seu corpo, mente e espírito
Seu corpo, mente e espírito exigem cuidados diários.
Isso significa exercícios regulares, dormir o suficiente, fazer boas alimentações sempre que puder, e pode ser um bom momento para praticar alguma forma de oração diária, meditação ou outra prática de atenção plena.

5. Aprenda a caminhar
O ritmo da caminhada tem um efeito tranquilizador no cérebro.
A caminhada diminui a ansiedade e melhora o sono, ajudando a ficar alerta e calmo ao longo do dia.
Defina um cronômetro para lembrá-lo de levantar-se e dar uma pequena caminhada – mesmo sendo um espaço pequeno – a cada hora.

6. Faça menos – não mais
A maioria de nós tende a ficar sobrecarregada quando temos muito trabalho para ser feito, e muitos de nós fazemos muitos exageros para agradar outras pessoas durante os feriados.
Em vez de tentar fazer todos felizes, aprenda a fazer menos e cuide-se mais.

7. Não é um grande problema, a menos que você faça isso
Aprenda a rir! Como diz o ditado popular, rir é o melhor remédio!
Quando fazemos uma ação positiva, expulsamos as vibrações negativas.
O riso reduz os hormônios do estresse, ajudando as células imunes a funcionar melhor, nos fazendo sentir mais relaxados.
Quando as coisas ficarem um pouco fora do controle, aprenda a obter boas vibrações e renove a energia com um lindo sorriso.

8. Não fiquei preocupado com as pequenas coisas
Se você é o tipo de pessoa que se obsessiona ao fazer tudo perfeitamente, se nada do que você faz nunca for suficientemente bom, este é o momento perfeito para começar a praticar deixar as coisas acontecerem.
Em momentos de lazer e que envolvem outras pessoas, as chances de acontecer algo inusitado e fora de sua área de conforto são grandes!
Mas aproveite para conhecer assuntos e situações novas, será uma ótima e divertida forma de conhecimento!

9. Nunca tenha medo de tentar algo novo
Se tentar realizar todas as suas velhas atitudes deixa você se sentir estressado e ansioso, experimente algo novo.
A mudança será revigorante – e quem sabe, pode ser o início de uma nova tradição, um novo hobby e de fazer novos amigos.

10. Aprenda a desacelerar!
Se você está se sentindo sobrecarregado, aprenda a não superestimar seu tempo e assumir mais do que você pode gerenciar.
Lembre-se: é bom desacelerar um pouco durante seus momentos de descanso e manter as coisas em um ritmo mais calmo.

11. Uma mentalidade positiva levará a resultados positivos
Não se concentre nas coisas que o tornam tenso e infeliz – o pensamento negativo pode desencadear a resposta do estímulo do seu corpo.
Tente pensar apenas em pensamentos positivos; uma visão otimista pode até ajudá-lo a lidar com quaisquer desafios que possam surgir.

12. Cultive uma atitude de gratidão
Esta é uma sensação verdadeiramente grandiosa – e é uma atitude que irá funcionar ao longo do ano.
Aproveite para agradecer e você estará mais feliz e mais centrado o dia todo.

13. Aprenda algo diferente!
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Durante os feriados não tenha a necessidade de obter o melhor de você.
Em vez disso, aproveite ao máximo o que você tem para oferecer, aprendendo esses novos hábitos simples – ou alguns dos seus próprios – e colocando-os em prática.

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