8 Razões para beber água morna

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Você já ouviu dizer que beber água morna ou quente é “bom para você”. Este conselho foi sugerido pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) durante milhares de anos.
Mas por quê?
Haveria diferenças fisiológicas na forma como o corpo responde ao beber frio ou morno?

A temperatura média interna do corpo humano, criança saudável ou adulto, é cerca de 37°C. Se esta temperatura for elevada em mais dois graus, o corpo mostrará claros sinais de angústia que chamamos de “febre”.

Usando o mesmo princípio, a MTC sugere que criamos o efeito oposto no corpo quando bebemos constantemente líquidos gelados, refrigerados, ou mesmo, à temperatura ambiente.
No entanto, sinais de sofrimento não aparecem no corpo tão facilmente como a febre, mas sim pode ocorrer ao longo de muitos anos, afetando primeiro o metabolismo e a digestão antes de se manifestarem efeitos negativos na saúde de outros sistemas de órgãos.

Considere as seguintes razões para beber água regularmente MORNA (37°C a 55°C) ou QUENTE (entre 55° e 75° Celsius), mas não tão quente para provocar a transpiração ou queimar sua língua:

1 – Ajuda a preservar e proteger os órgãos internos e promove a fluidez da circulação do sangue.
Beber líquidos gelados, a 3°C, é como colocar os seus órgãos em um freezer. O frio tem o efeito de contratação, desacelerando e encolhendo.
Em relação ao corpo, o bloco frio dos canais meridianos retarda, e até mesmo congela, a circulação sanguínea e diminui funcionamento de órgãos para menos de sua capacidade ideal.
A expressão “congelamento do cérebro” ao ingerir bebidas frias ou geladas é um claro exemplo deste princípio.

2. Remédios frios e padrões internos de desarmonia.
Pode levar a um desequilíbrio na temperatura interna do corporal.
Clinicamente, isso pode levar à síndrome de frio interno, que pode se apresentar como: fenômeno de Raynaud, menstruação dolorosa em mulheres, varizes, anemia, má digestão, dor abdominal, distensão abdominal, fezes moles, ganho de peso, fadiga crônica, mãos e pés frios, depressão, artrite ou dor crônica.

Comer alimentos picantes ou quentes (especialmente gengibre, cominho, cardamomo, noz-moscada) pode, algumas vezes, resolver o frio interno, beber água quente suficiente é o remédio mais simples.

3. Comidas picantes
Beber água gelada ou não resfriar corretamente o corpo depois de comer alimentos picantes.
Basta beber água quente regularmente pode ajudar a aliviar os sintomas.

4. Salva o corpo do desperdício de energia.
O organismo não pode metabolizar imediatamente líquidos que estão abaixo da temperatura corporal 37°. Isso inclui a temperatura ambiente da água (22°). Assim, o corpo é forçado a trabalhar mais, o desperdício de energia, a fim de tornar bebidas frescas quentes o suficiente para o corpo a usar. Esta energia poderia ser mais bem gasta na prevenção de alguma doença, aumentando a imunidade, etc.

5. Controle do apetite, protegendo simultaneamente as funções dos órgãos e aumentando o nível de energia.
A temperatura fria da água potável ou da sala suprime o apetite, porque contrai os músculos do trato gastrointestinal causando digestão lenta. Ela também faz com que o corpo queime mais calorias ao tentar restabelecer a temperatura corporal. Estas são muitas vezes as razões pelas quais muitos programas de perda de peso dizem beber água fria ajuda na perda de peso.
Mas na visão TCM, a contração sustentada resultante e redução da circulação ao beber apenas frios traz aos órgãos digestivos danos, levando ao ganho de peso e distúrbios digestivos, à longo prazo.

6. Manter-se hidratado ajuda os órgãos a funcionar otimamente.
Desidratação dos órgãos pode ocorrer a partir de longo prazo em beber água fria.
A desidratação pode não ser percebida até você começar a beber água morna ou quente depois de anos de tomar água fria ou à temperatura ambiente. Então você parecer estar mais sedento depois de beber quente porque os órgãos internos são ativados para “acordar” de seu sono induzido pelo frio.

7. Ajuda a equilibrar adequadamente temperatura, externa e interna do corpo, após o exercícios físicos.
Tomar água gelada ou à temperatura ambiente após o exercício tende a chocar os órgãos e não ajuda o corpo a esfriar natural e corretamente. Isso ocorre porque durante o exercício, o calor interno do corpo se move para a superfície, causando sudorese, quando na verdade o interior se tornou mais frio.

Portanto, beber frio agrava o interior já frio. Ao invés disso, beber quente é aconselhável (mas não tão quente que induza à mais sudorese), de modo que a superfície do corpo esfrie naturalmente e os órgãos internos sejam protegidos pelos fluídos quentes.

8. Para crianças
Indicado para dores de estômago ou prisão de ventre, beber muita água quente é a solução mais fácil e saudável.
Café e chás (verde e preto) não contam. Bebidas com cafeína tem um efeito diurético e não hidratante.
Para o sabor, adicione o suco de limão e/ou mel na água ou comprar uma seleção de ervas de sem cafeína para os chás.

Em climas tropicais quentes, o QI do corpo já flui mais superficialmente do que em climas mais frios ou mais úmidos. Por isso, muitas vezes é suficiente beber água à temperatura do corpo ou quente (37-55°C) em oposição a “quente” (temperatura do chá mais perto de 75°).
Para determinar se esta dica pode melhorar sua saúde, simplesmente experimente por 5 ou 15 dias, prestando muita atenção, ao como seu corpo responde.

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