Auto-cuidado melhora o desempenho do jogador de futebol

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Procurar um terapeuta em massagem, fisioterapia, acupuntura e terapias orientais definitivamente melhora o desempenho e a qualidade de vida de quem gosta de jogar futebol ou fazer qualquer tipo de esporte.

Infelizmente, a maioria da população aprende tarde demais a importância de cuidar de nossos corpos, então a dica é realizar programas de prevenção e cuidados da saúde antes que algo aconteça.

O ITIO informa abaixo algumas sugestões simples e básicas que você deve/pode fazer para manter seu corpo em forma e manter o bem estar.

– Beber Água para Praticar Esportes
Este é um bom senso comum.
Água é responsável por muitas funções do nosso organismo, metabolismo e mantém tudo funcionando corretamente.

Não espere sentir sede para entender que o seu corpo precisa de água, a ingestão dela é fundamental para o equilíbrio do organismo.

O futebol é um esporte muito bom para esgotar nossas reservas de água, e entre as práticas, o condicionamento e as combinações, é fácil atingir uma desidratação.

Pessoas que fazem atividade física com frequência devem consumir de 4 a 5 litros de água durante o dia.
Isso porque já se perde água durante os exercícios e, por isso,  é necessário repor os estoques de eletrólitos, itens fundamentais para dar energia imediata ao corpo .

Os atletas de altíssimo rendimento devem ingerir de 8 a 10 litros de água por dia.
Já pessoas sedentárias, segundo recomendação da OMS ( Organização Mundial de Saúde), devem ingerir – em média – de 2 e meio a 3 litros de água por dia.

Mas evite hidratar ou tomar tudo de uma só vez.
A água é boa para seu organismo quando ingerida aos poucos.

– Praticar Alongamento é Fundamental para Esportistas
Basicamente o alongamento irá manter suas habilidades musculares para ficar “mais solto” – o que todos nós precisamos.

Entre os praticantes de esportes a maior reclamação fica na hora de realizar o alongamento.
Eles não se lembram de fazer, não “tem tempo” ou acham que o alongamento e o cuidado com os músculos é desnecessário.

Outra questão é entrar nessa mentalidade de “eu já estendi” quando estou começando a realizar uma partida.

É simples fazer alongamento, é fácil aprender e estabelecer rotinas de alongamento graças à internet, na dúvida consulte um especialista.
Se você não conseguir se lembrar de fazer alongamentos, a dica é definir um lembrete no seu telefone – existem muitos aplicativos para esportistas no Google Play, faça um teste!

Honestamente, um alongamento completo pode levar apenas 5 minutos do seu dia, um tempo que não vai prejudicar uma rotina diária.
Você pode fazer isso depois de tomar banho antes de dormir, enquanto assiste TV ou enquanto espera em uma fila.

– Descansar é necessário
Vivemos em uma época cada vez mais carregada com compromissos e agitação.
Reserve um pouco de tempo para descansar depois de um treino.

A quantidade usual de sono que precisamos em uma noite geralmente varia, porque algumas pessoas dormem com mais eficiência do que outras, o que transforma os efeitos da nossa qualidade de sono.
Podemos dizer que uma pessoa precisa de 8 horas de sono por noite.
Descanso não traduz apenas o horário de  dormir à noite, também esta incluído as sonecas ( vamos sugerir uns 10 minutos) ,  aquele mesmo de meditação ou relaxamento total.
Praticamente o descanso é a melhor forma de autocuidado que existe, é neste estágio que o corpo faz toda a sua manutenção.

– Tenha controle e corrija sua postura
Vivemos em uma época em que os celulares são muito utilizados e multi funcionais, sem contar as horas que passamos sentados utilizando o computador.
Nosso corpo não esta projetado para gastar tanto tempo debruçado sobre nossas tecnologias e com as necessidades da vida moderna.

Má postura é uma das maiores razões para qualquer tipo de problemas nas costas, pescoço e quadril.
Resumindo: nós acabamos lutando contra a gravidade muito mais do que nosso corpo esta preparado.

Nossos ossos são projetados para carregar e sustentar muito mais do que os músculos, e ao se curvar e inclinar para frente, os músculos esforçam-se para mantê-lo na posição vertical, o que cria um desequilíbrio na musculatura.

Se você ficar sentado por muito tempo, sugerimos fazer uma caminhada,  coloque o telefone no bolso e talvez até mesmo mova o teclado ou o laptop para fora da mesa e para o seu colo (para que você não o alcance).

– Varie as atividades, faça o corpo trabalhar
Músculos gostam de se mexer!
Fazer uma variedade de atividades é ótimo para a saúde muscular, pois você cria um bom condicionamento  fazendo várias funções e movimentos.

– Ouça e respeite seu corpo
Se você começar a sentir uma simples sensação de dor, faça uma verificação com um profissional, não deixe o assunto para depois.
Quando sentimos que algum lugar esta incomodando é sinal de que algo não esta correto e uma coisa simples pode ser uma lesão grave no futuro – cuide-se antes de sofrer por várias semanas ou meses.

Quando você estiver em uma partida de futebol entre amigos e sentir alguma dor, procure um tratamento – muito melhor perder um jogo do que no futuro ficar meses sem praticar o esporte.

Pense também que existe mais na vida do que apenas o jogo, e seu corpo precisa ser capaz de funcionar para cada momento.
Se você oferecer ao seu corpo os cuidados necessários, você estará jogando futebol por muitos e muitos anos!

-No Pain No Gain
A expressão em inglês “No pain no gain” que a tradução literal é “sem dor, sem ganho” pode ser considerada uma expressão usada como lema que afirma que sem trabalho e sem dedicação não é possível alcançar vitórias.

“Sem dor, não há ganho” é um ditado que simboliza “dor é a fraqueza deixando o corpo” e que sem dor e sem sacrifícios, ninguém consegue obter resultados.

A dor no corpo é um sinal de que algo não vai bem com o nosso organismo,  uma distensão ou um sinal de que você pegou pesado nas atividades físicas pode causar uma dor que costuma passar logo, mas há outras dores que podem indicar a presença de infeções, inflamações ou doenças mais preocupantes.

Consulte um especialista quando sentir qualquer tipo de incomodo no organismo – acupuntura, massagens e até uma rápida sessão de  quick massage podem ajudar em sua saúde e em sua performance no jogo!

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