Artrite – Tratamento quiroprático pode aliviar sua dor

Compartilhe


Quando ouvimos o termo “quiropraxia”, pensamos automaticamente no pescoço e dor nas costas.
Mas sabia que o tratamento quiroprático é muito eficaz para estes tipos de dores e também para outras causas de dor e condições.

A quiropraxia é uma maneira prática, holística e segura de administrar a dor e tratar muitas condições sem a necessidade de utilizar drogas farmacológicas – que sabemos que em muitos casos acompanham sintomas nocivos e até potencialmente perigosas para algumas pessoas.

Tenha sempre a certeza de pesquisar referências e escolher quiropráticos altamente treinados para cuidar dos incômodos relativos a coluna vertebral, articulações e sistema nervoso, estes especialistas podem ajudar a aliviar a dor da artrite naturalmente.

– O que é artrite?
A palavra artrite significa inflamação articular.
Com mais de 100 variedades que podem afetar pessoas de todas as idades, a artrite continua a ser uma das principais causas de incapacidade entre pessoas com 55 anos ou mais idade.

A osteoartrite é a forma mais comum, geralmente desenvolvida por idade ou lesões.
Envolve degeneração de cartilagem e osso,  ocorrendo com maior freqüência nas articulações dos quadris, joelhos e polegares.
Os sintomas habituais são dores e rigidez na articulação afetada.

A artrite reumatoide é uma doença auto-imune considerada crônica e progressiva.
Isso pode levar à deformidade e falta de mobilidade nas articulações afetadas.
Os dedos, pés, pulsos e tornozelos são as articulações que costumam ser as regiões mais afetadas pela artrite reumatoide.

– Como e por que a quiropraxia pode ajudar

O sistema nervoso é a rede de comunicação do seu corpo, transmitindo mensagens do seu cérebro para o seu corpo, e são essas mensagens que controlam todas as funções do seu corpo.
O sistema nervoso traz mensagens sobre como seus órgãos devem operar, a força do seu sistema imunológico e o movimento de seus membros.
Assim como acontece com qualquer sistema de comunicação, se houver interferência, a mensagem não será entregue de forma eficaz.
O trabalho de um quiroprático envolve encontrar a origem da interferência nervosa e corrigi-la para melhorar a função.
Muitas vezes, começando com vértebras desalinhadas na coluna – conhecida como subluxações – seu quiroprático irá realizar uma avaliação detalhada para determinar a causa de cada problema.

Os ajustes são realizados para libertar quaisquer nervos de interferência. Isso contribui na chance do seu corpo de se curar, permitindo que os processos relacionados funcionem melhor.
O quiroprático irá trabalhar com as articulações afetadas para ajudar a melhorar a mobilidade e limitar os danos.
Durante a sessão, o especialista poderá usar uma abordagem de corpo inteiro para tratá-lo; os plano de cuidados quiropráticos também pode incluir aconselhamento nutricional que ajudará a reduzir a inflamação e manter um peso corporal saudável.

Existem outras formas de tratamentos alternativos para dores, consulte o profissionais do ITIO, local onde são realizadas várias técnicas como massagem, acupuntura, fisioterapia e muitas outras.
Também consulte nossa agenda de cursos no site oficial.

– Preocupações comuns sobre visitar um quiroprático
Os quiropráticos são profissionais de saúde que acreditam que muitas dores e outros males do corpo podem ser atribuídos a problemas nervosos criados por vértebras desalinhadas na coluna vertebral.

Antes a medicina tradicional era muito cética sobre estes procedimentos, mas agora os médicos já indicam o tratamento para quem possui dor lombar e outras condições que um quiroprático pode contribuir.

Aqui estão algumas preocupações comuns:
– Um ajuste do pescoço pode causar um acidente vascular cerebral?
Os quiropráticos usam ajustes do pescoço para tratar dores no pescoço, alguns tipos de dores de cabeça e outras condições, alegando que eles restauram a mobilidade e previnem espasmos musculares.
Médicos dizem que acidentes vasculares cerebrais e lesões causadas por ajustes do pescoço não são relatados; a preocupação neste caso é os ajustes do pescoço podem danificar as artérias no pescoço – no caso de sessões com amadores.

Dica de Leitura:  Como o tratamento quiroprático pode aliviar sua dor

– Uma sessão com um quiroprático pode piorar as dores?
Até metade dos pacientes relatam dor e outros sintomas após uma sessão, embora o desconforto seja geralmente breve.
Pesquisadores entrevistaram 280 pacientes com dor na região do pescoço após as primeiras sessões com um quiroprático. Cerca de 30% queixaram-se de dor, rigidez, dores de cabeça e outros efeitos secundários após a sessão, o que pode durar entre um dia ou dois.

Os quiropráticos dizem que um ajuste afrouxa e ajusta as articulações rígidas que estão “bloqueadas”, permitindo que elas se movam livremente. Como parte deste processo, músculos e ligamentos podem sentir-se doloridos à medida que eles se reajustam. No entanto, as dores não são pior do que o que você pode sentir após um treino difícil, e elas desaparecem rapidamente.

O que você pode fazer para melhorar os sintomas de dor
Se você tem artrite e quer aliviar sua dor sem procedimentos invasivos ou drogas potencialmente nocivas o ideal é procurar mais do que seu quiroprático.
Embora a artrite não possa ser curada, um plano de cuidados pode ajudar a aliviar sua dor e melhorar sua movimentação, confira algumas dicas:

– Exercícios delicados
Praticar exercícios é sempre indicado, mas para quem possui artrite é fundamental procurar um profissional de saúde antes de decidir qual opção selecionar.
Caso execute exercícios fortes demais, a sua dor pode piorar; então a melhor opção é decidir por um treinamento suave para tentar suaviza as dores.
Comece com um alongamento fácil e trabalhe com exercícios suaves e de baixo impacto, como andar ou práticas aquáticas. O ciclismo também é uma boa escolha. Evite exercícios de alto impacto e preste atenção ao que o seu corpo lhe diz; se a sua artrite aparecer, desacelere e leve o treinamento com mais calma.

– Técnica de imersão
Clínicos na Suécia mostraram que a “terapia climática”, isto é, imergindo em águas ricas em minerais de fontes termais naturais, podem ter um efeito profundamente positivo na dor da artrite. Se você não tiver a sorte de viver perto de fontes termais, você pode ter um efeito semelhante tomando banho com água com sais de Epsom ou sais marinhos mortos. Alternativamente, use chuveiros quentes e pacotes quentes para aumentar a circulação e aliviar a dor da artrite.

– Siga uma dieta
Certos alimentos produzem inflamação no corpo, o que piora a dor da artrite. Evite alimentos que produzam inflamação, como alimentos fritos, farinha branca e açúcar, e limite sua ingestão de carne vermelha e produtos lácteos.
Alguns alimentos são benéficos: frutas e vegetais de cores vivas, alimentos com uma boa quantidade de ácidos graxos ômega-3 ou vitamina C. As cerejas e as bagas de cor escura são particularmente boas para reduzir a inflamação.

– A perda de peso ajuda
Se você carrega o excesso de peso, isso se traduz em pressão extra nas articulações.
Perder um pouco de peso e ficar em forma pode reduzir sua dor de artrite permanentemente.

Se você seguir estas dicas regularmente seu corpo vai agradecer e aos poucos sentirá a diminuição das dores de artrite.

One thought on “Artrite – Tratamento quiroprático pode aliviar sua dor

  1. Boa tarde! Tenho artrite reumatoide e sofro muito com as dores.tenho 40 anos mas com o ânimo de uma pessoa com 60.e vou comer ar a quiropraxia para próxima semana espero obter um resultado pois viver assim não rola. Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *