A ciência da nutrição Taoista

Compartilhe

-
Dicas de nutrição Taoista para os leitores do Blog do ITIO.

Tao é mais do que uma simples filosofia de vida. É todo um modo de viver onde a única maneira de obter os benefícios práticos esta na pratica constante.

O Tao é considerado a força primordial que produz todos os fenômenos do universo.
Ele é invisível, mas onipresente e uma ótima fonte de estudo para aqueles que querem aprender sobre estar em harmonia para melhorar e prolongar suas vidas.

Os princípios do Tao foram formulados inicialmente em símbolos e palavras pelos sábios da China antiga – aproximadamente a mais de 5.000 anos .
A cultura tradicional chinesa evoluiu seguindo as linhas fundamentais do Tao, e até hoje ainda preserva seus princípios em todas as artes clássicas chinesas, passando pela filosofia, poesia, caligrafia e a meditação.

Nutrição na saúde

A combinação certa de alimentos é fundamental para uma boa digestão e metabolismo.

Hoje vamos falar da ciência da combinação de alimentos, através da compatibilidade química e especialmente dos processos de digestão envolvendo diferentes enzimas digestivas.

Nosso sistema digestivo utiliza enzimas diferentes dependendo dos alimentos que consumimos.
Por exemplo, quando você ingere proteínas e amido segrega sucos ácidos e alcalinos que, quando misturados neutralizam o resultado do processo de digestão e a alimentação não atinge seu objetivo final, que é o de absorver os nutrientes destes alimentos
Também pode causar distúrbios digestivos que resultam em outras doenças que afetam todo o organismo.

A digestão de forma errada atrapalha o metabolismo, sendo uma das principais causas da acumulação de gordura e de colesterol no organismo.

Nutrição – Conheça algumas combinações incompatíveis:

– Proteína e amido:
Considerada a pior combinação de comida que pode ser realizada na mesma refeição, mas ainda é a preferida nas dietas ocidentais modernas: carne com purê de batatas, hambúrguer e batatas fritas, ovos, pão, etc.

Quando uma proteína e amidos são consumidos em o mesmo tempo, os alimentos mastigados chegam ao estômago e a digestão do amido atrapalha a digestão da proteína. Isto permite que as bactérias presente no estômago iniciem o processo de putrefação.

Desta forma, alimentos com proteínas tornam-se quase inúteis para o organismo e produzem resíduos tóxicos e gases.

Dica : Coma proteínas concentradas, como carne, peixe, ovos ou queijo separadamente de amidos concentrados como pão, batatas e arroz. Por exemplo, comer torradas ou ovos para o pequeno almoço, um hambúrguer no almoço, carne ou batatas para o jantar.

– Proteína e proteína
Proteínas individuais possuem diferentes requisitos digestivos. Por exemplo, a ação enzimática sobre o leite ocorre durante a última hora de digestão, enquanto na carne ocorre durante a primeira hora.

Em algumas religiões é proibido o consumo simultâneo de leite e carne.

Duas carnes similares, como por exemplo, dois tipos de peixes como salmão e camarão, se não foram suficientemente misturados para causar um conflito digestivo no estômago podem ser consumidos ao mesmo tempo.

Dica : Evite combinações tipo: carne e ovos, carne e leite, peixe e queijo.

– Amido e ácido:
Qualquer alimento ácido pode atrapalhar a digestão do amido consumido – dados bioquímicos em que todos os médicos concordam!

Então, comer frutos ácidos como laranjas e limões ou outros ácidos, como o vinagre, juntamente com um amido, inibem a primeira fase de digestão de amido. Resultado: o amido chega ao estômago sem os sucos alcalinos essenciais para a digestão.

Dica : Coma alimentos ácidos e amidos em refeições separadas.
Por exemplo, se você comer torradas ou cereais para um lanche, dispense suco de laranja.

– Ácido e proteína:
Uma vez que a digestão de proteínas requer um ambiente ácido, seria lógico supor que alimentos ácidos ajudem na digestão de proteínas; mas isto não ocorre.

Quando o alimento atinge os ácidos do estômago, inibem a secreção de ácido clorídrico e de pepsina (enzima que digere proteínas) apenas pode atuar na presença de ácido clorídrico.
Então, no caso do suco de laranja, ele inibe a digestão de ovos, e uma forte salada de vinagre inibe a digestão de carne.

Dica: Evite combinar ácidos e proteínas concentradas na mesma refeição.

– Proteína e gordura:
Pesquisas indicam que a gordura exerce um efeito inibidor evidente sobre a secreção de suco gástrico. A ingestão de gordura pode atrasar a digestão de algumas proteínas quando consumidas juntas, permitindo a ação das bactérias para iniciar o processo de putrefação da proteína.

Dica : Coma gorduras e proteínas concentradas em horários diferentes.
Quando você não pode evitar misturá-los, coma muitos vegetais crus para fácil digestão.

– Proteínas e açúcar
Todos os açúcares, sem exceção, inibem a secreção de suco gástrico no estômago.
Isto é porque os açúcares não são digeridos na boca ou no estômago, passando diretamente para o intestino delgado para a digestão e assimilação.

Quando consumido em combinação com alguma proteína, como um bolo depois de um bife, não apenas inibe a digestão de proteínas por inibição da secreção de suco gástrico, mas os açúcares permitem que as bactérias fermentam o açúcar liberando toxinas e gases nocivos que prejudicam ainda mais a digestão.

Dica : Evitar o consumo de açúcares e proteínas na mesma refeição.

 Amido e açúcar:
Mais pesquisas declaram que quando o açúcar atinge a boca juntamente com um amido, a saliva que sai durante a mastigação não contém ptialina, que sabota a digestão do amido antes de chegar ao estômago.

Os produtos da fermentação do açúcar são ácidos, o que inibe a posterior digestão de amido, que necessitam de um meio alcalino.

O pão (amido) e manteiga (gordura) é uma combinação perfeitamente compatível, mas se você adicionar uma colher de mel ou geleia na alimentação estará introduzindo uma mistura que prejudica a digestão do amido no pão.
O mesmo princípio aplica-se a cereais matinais adoçados com açúcar.

– Nutrição: As Sobremesas:

Devemos evitar todos os tipos de sobremesa doce após uma grande refeição!
Realizar uma pausa entre a refeição e saborear um doce pode diminuir problemas gástricos.
Dica: Evite sobremesas ricas em amido e frutas após uma refeição de proteínas ou carboidratos.

Dica de Leitura:  Como o tratamento quiroprático pode aliviar sua dor

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *