18/10 – Dia do Médico – Saiba algumas curiosidades

-
No dia 18 de outubro comemoramos o dia do médico no Brasil e em outros países como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia e Inglaterra.

O dia foi escolhido em homenagem ao nascimento de São Lucas, designado o protetor dos médicos e considerado patrono dos médicos desde o século XV. Segundo as escrituras, ele foi um dos seguidores de Jesus, escreveu um dos livros dos Evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos – local onde registrou histórias de curas e milagres que presenciou.

São Lucas estudou medicina em Antioquia (atual Turquia), e foi chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico” na epístola aos Colossenses.

Já nos Estados Unidos, o dia do médico (Doctor’s day) é comemorado sempre no dia 30 de março, celebrando a primeira vez que a anestesia foi administrada em um paciente, em 1842.
Este dia foi oficializado por lei em 1990 pelo presidente George W. Bush.

Na Índia, a comemoração acontece no dia 1° de julho, em homenagem ao médico indiano Dr. Bidhan Chandra Roy, ele estudou medicina na Medical College Calcutta of the University of Calcutta e permaneceu no cargo por 14 anos como candidato do Congresso Nacional do Índio, de 1948 até sua morte em 1962.
Ele foi um profissional muito respeitado e lutador pela liberdade, recebendo a mais alta condecoração civil do país! Bidhan Roy é muitas vezes considerado o grande arquiteto de Bengala Ocidental, que fundou cinco cidades eminentes: Durgapur, Kalyani, Bidhannagar, Ashokenagar e Habra.

Na America Latina o dia do médico também é comemorado no dia 3 de dezembro, em comemoração ao Dr. Carlos Finlay, que confirmou a teoria da “propagação da febre amarela pelo Aedes aegypti”.

Vale lembrar que a medicina tradicional chinesa (MTC) fundamenta-se e tem como base o reconhecimento de leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e é reconhecida pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *